A impressão Ainda Tem Lugar no Futuro da Publicidade?
Desde o surgimento da internet, as pessoas anunciaram a morte da impressão e mídia impressa. É verdade que as notícias foram divulgadas principalmente online.
Contudo, nos últimos anos, a maioria das grandes empresas mudou seus modelos de negócios para atender a preferência do consumidor pelo conteúdo digital.
Mas onde entram os negócios que dependem no investimento em jornais, outdoors, revistas e panfletos impressos?
Embora a publicidade impressa possa não estar completamente extinta, seu futuro está em jogo.
As empresas que ainda aplicam seus recursos para a impressão de panfletos, flyers, folders, catálogos promocionais, cartões de visita, faixas, banners e lonas devem avaliar se vale a pena dentro do cenário digital atual.
Mas muita calma nessa hora, selecionamos algumas impressões – sensações, e não o ato de imprimir – de executivos da comunicação* que avaliam o futuro da publicidade impressa, não perca!
(*Opinião de acordo com membros da Forbes Communications Council)
A impressão continua valiosa enquanto existir o cliente físico e presente
A impressão de materiais gráficos faz mais sentido quando você tem contato pessoalmente com seus clientes potenciais, como em caso de comércios, feiras ou eventos.
Os serviços dispostos por um plano de saúde podem ser impressos e distribuídos na sala de espera de um consultório ou hospital, por exemplo, visando o aumento de conveniados.
Outra ferramenta relevante é a mala-direta, que ainda alcança todos os lugares que a internet não consegue. Mala direta Básica, por exemplo, é quando você reúne uma lista de endereços de clientes e decide enviá-los materiais informativos por Correio.
Outro exemplo é se o seu público é idoso, independentemente do tipo de produto ou atividade que o seu negócio oferece: é imprescindível encomendar serviços gráficos eficazes para acertar em cheio esta clientela!
Consumidores de luxo ainda valorizam plataformas de anúncios palpáveis
Revistas famosas, catálogos populares e outros tipos de publicação carregam certo prestígio que a internet não alcança.
A presença dessas peças, em se tratando de marcas já consolidadas, tem bastante peso em determinadas áreas de atuação, e são conhecidos entre os consumidores.
Um exemplo são os fregueses do mercado de luxo, acostumados a encontrar sempre materiais gráficos explicativos sobre o produto ou serviço que adquirem (salões, construtoras, imobiliárias clínicas, lojas de vestuário, etc).
O truque aqui é sempre procurar um equilíbrio entre digital e impresso em qualquer campanha para que a abordagem seja multidimensional.
A impressão Vai Complementar e Incentivar a Interação Digital
Se o público-alvo coleciona cupons ou lê revistas regularmente, é necessário manter os anúncios impressos como parte das estratégias de publicidade.
No entanto, é necessário pensar nas ações que você quer que seu cliente tenha. O ideal é que as campanhas impressas tenham ligação com o marketing digital, uma espécie de complemento do que é exibido na web incentivando o público a interagir com sua marca online.
As Empresas Devem Escolher Influenciadores para Engajar Seguidores com a Mídia Impressa
A mídia impressa está em estado de evolução, pois encontra novas formas de engajar os consumidores por meio de parcerias corporativas fora da web, ou seja, offline.
Conforme esta evolução se desenvolve, todo mundo almeja atingir cada vez mais pessoas. Além disso, se uma empresa tem pouco recurso para investir em divulgação, ela sempre escolhe aplicar o pouco que pode na internet, resultando em um alcance muito maior.
Porém, sem o devido planejamento e metas eficazes, preferencialmente elaboradas por uma agência de marketing digital, por exemplo, analisando a persona correta (personagem fictício que carrega informações sobre o público alvo), entre outras atribuições extremamente relevantes, é arriscado que o tiro saia pela culatra.
Tendência de Maior Integração entre Campanhas Impressas e Digitais
Com tudo o que você já leu, deu para perceber que se você quer obter maior amplitude ao lançar um produto, além de máximo impacto sobre a freguesia, a melhor indicação é integrar o melhor dos dois mundos.
Tente sempre complementar os dois canais para oferecer uma experiência que abrange vários aspectos que o seu cliente exige. Dessa forma, além de não deixar nenhum de fora, você ainda poderá mensurar os resultados de cada campanha e avaliá-los isoladamente.
A Impressão Vai Elevar as Marcas Digitais
A onipresença da mídia digital deu à mídia impressa um poder inusitado e interessante ao mesmo tempo.
Pense em como é especial receber uma carta escrita em oposição a um email. Para quem já está cansado de receber ofertas digitais, um folheto em casa fará toda a diferença.
Ou, se o alvo do seu negócio são empresas, por exemplo, pode ser que a taxa de abertura de um e-mail seja mínimo, visto que o assistente responsável identifica o título publicitário e pode excluir.
Agora, imagine se você imprimir um e-book e enviar até a sede dessa empresa que pode ser um potencial cliente? O livro em cima da mesa do executivo certamente fará com que a atenção se volte à sua proposta, deixando uma primeira impressão incomparável.
Um modelo de empresa com campanhas parecidas é o Nubank, referência nesse tipo de ação, enviando cartas escritas à mão, bilhetinhos bem humorados e brindes para seus clientes.
Lembre-se que o uso da web pode ser mágico para escalar mercados mais distantes e novos clientes. Entretanto, em se tratando de clientes fiéis e tradicionais, você não pode deixar suprir suas necessidades por meio da propaganda impressa.
Impressão Digital BH
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