Rua Angelina de Mattos, 1509, Loja - Nazaré | Belo Horizonte/MG
Cartão de Visita: tudo o que você precisa saber sobre esse ‘pequeno notável’!

Cartão de Visita: tudo o que você precisa saber sobre esse ‘pequeno notável’!

Quem diria que uma singela lâmina de papel poderia influenciar positivamente a carreira de quem o utiliza? Não se engane, o cartão de visita é um pequeno notável que potencializa a noção das pessoas em relação ao serviço oferecido.

É óbvio que ele não faz todo o trabalho por você, mas já abre caminho – “meio caminho andado” -, pois a primeira impressão é a que fica. Reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o importante papel do cartão de visita. Confira!

O que é Cartão de Visita?

É através dos cartões de visita que o seu negócio transmite a perspectiva de organização e profissionalismo às pessoas. Ao “bater o olho” neste item, quem o recebe já tem uma ideia primária do produto ou serviço oferecido.

Contudo, se a concepção fornecida não é atraente o suficiente, vale a pena repensar as estratégias contidas nele como informações, layout e material, para atribuir maior destaque à esta lâmina e, consequentemente, mais sucesso nesta primeira tentativa de cativar o cliente.

O objetivo do cartão de visita é formalizar a sua especialidade, ou da sua empresa, caso a pessoa abordada não esteja disposta a fechar negócio instantaneamente. Dessa forma, é como se você dissesse: “posso não ser interessante para você neste momento, mas aqui estão meus dados. Na ocasião devida, saberá onde me encontrar”.

Isso inclui ainda aquela pessoa que está disposta, mas que só pode dar o retorno posteriormente.

Cartão de Visita Frente e Verso

Com o tempo, os cartões de visita mudaram bastante. No início, reunia muitos dados somente na parte da frente, além de ser confeccionado, eventualmente, em papéis com pouca durabilidade.

Posteriormente, o cartão de visita passou a ser impresso para aproveitar os dois lados do papel, distribuindo melhor as informações. Hoje, existe uma infinidade de modelos, cores, formatos, desenhos, materiais e tipos de impressão diferente.

Cartão de Visita Comercial

Foi a evolução tecnológica que permitiu a inserção de melhorias no visual dos cartões de visita. Com a integração das máquinas multifuncionais com os softwares de computador, os designers foram inovando, gradativamente, e imprimindo modelos de cartões cada vez mais atrativos no intuito de, realmente, “marcar” a clientela.

Contudo, o cartão sempre carregou um apelo comercial aflorado e, apesar de não incluir, necessariamente, o preço de produtos que você vende, por exemplo – deixando essa função para os catálogos, cardápios e orçamentos – ele ainda é um forte aliado do setor de vendas.

Cartão de Visita Executivo

Além de um vendedor poder utilizar o cartão de visitas enquanto prospecta clientes, este objeto também é assimilado mutuamente aos serviços que uma pessoa física ou jurídica promove.

Ainda que, neste caso, o cartão ainda resguarde sua característica comercial, o que predomina é a intenção de revelar de forma promissora a relevância do cargo, sobretudo em se tratando de posições como direção, gestão, sócio/proprietário, etc.

Dessa maneira, o cartão agrega ainda mais visibilidade, visto que as pessoas que ocupam essas funções considerados “de confiança”, geralmente, não são autorizadas a informar seus dados de contato abertamente.

Com isso, se um freguês recebe o cartão de um executivo, certamente ele sabe que precisa armazená-lo com cuidado, pois pode não conseguir localizar essa pessoa pelos meios convencionais.

Por que Usar Cartão de Visita? 

Mas você deve estar se perguntando: hoje, é possível encontrar todo mundo na internet. E isso é um verdadeiro equívoco. O cartão de visita, comercial ou executivo, orienta acerca da sua marca / designação, e sobre como você pode e deve ser encontrado.

Outra justificativa plausível é que, nem sempre seu cliente irá procurá-lo pela internet, até porque, nem todo mundo pesquisa na rede quando precisa de um tipo de trabalho. Esse é mais um motivo para você manter seu cartão de visita sempre à mão e pronto para ser distribuído.

Dessa forma, quem o recebe fará o mesmo no momento da necessidade. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

5 passos para Montar um Cartão de Visita Top 

Você já aprendeu que os cartões de visita comunicam algo sobre a imagem da empresa ou do profissional autônomo. Contudo, é preciso lembrar que existem vários detalhes no que tange à confecção dos cartões de visita. Então, acompanhe essas dicas e prepare-se para escolher o seu adequadamente, garantindo a máxima eficiência:

  1. Confira o Tamanho e Formato

Não é tão fácil decidir por um layout de cartão de visita, mas com o planejamento correto, você terá um resultado excelente.

Atualmente, existem 3 formatos básicos, o que já te ajuda bastante. Esses tamanhos convencionais são certificados pelo ISO 7810, levando em conta a medida ideal para guardar na carteira, por exemplo.

Por isso, seu projeto gráfico deve ser iniciado dentro das normas, assim você evita que seu cartão fique bem maior, dificultando o transporte e/ou armazenamento, e ainda fazendo ele cair no esquecimento do seu potencial freguês.

2. Inove no Acabamento

Definido o tamanho, é hora de pensar no papel e tipo de acabamento. Existem acabamentos foscos ou com verniz, que configuram um cartão de visitas mais incrementado.

Também existem variados tipos de corte, vinco, corte especial, furos, serrilha reta ou cantos arredondados, e você saberá maiores detalhes adiante.

Por ora, saiba que, antes de optar por um cartão inovador, é preciso avaliar se ele combina com o tipo de público que você pretende atingir, com seu segmento / mercado e ainda com a sua personalidade, claro.

Outro detalhe relevante é que o verniz representa uma proteção a mais contra manchas e desgaste, evitando também rasgos. Avalie se o visual do seu cartão lhe agrada e, principalmente, agradaria à sua clientela.

  1. Identifique o Cartão de Visita com Alto Relevo

Além do brilho, gloss ou verniz, que protege seu cartão, ele também pode ser confeccionado em alto relevo. Nessa modalidade, você pode incluir texturas variadas, já que o toque até um simples toque pode significar um atributo a mais no que diz respeito a ser lembrado pelo seu cliente, e facilitar a identificação.

4. Integre as cores à sua imagem

Agora chegamos em um ponto muito interessante, mas que deve ser analisado cuidadosamente para utilização em seu favor. Você já parou pra pensar que as cores das paredes internas de um restaurante podem te estimular a comer mais (ou menos)?

Isso é o que determina o estudo das cores, composto de várias pesquisas que indicam o tipo de influência que as cores causam nas pessoas, podendo provocar ações, reações e despertar sentimentos.

É o caso da cor azul, por exemplo, que está associada às pessoas confiantes e simpáticas. Para aquelas que querem passar tranquilidade e, assim, ganhar mais confiança e credibilidade, o verde é uma boa pedida; enquanto o vermelho confere energia, e o preto, tradição e elegância.

A partir disso, o ideal seria você escolher cores que geram maior identificação ao cliente, além de incentivarem a entrar em contato com sua empresa.

Uma boa dica é considerar as cores de sua logomarca, por exemplo, mas sem abrir mão do estudo das cores. Tenha sempre em mente que as cores passam uma mensagem para incentivar as atitudes dos consumidores.

5. Escolha uma Gráfica Respeitada

Você já desenhou um modelo ideal de cartão de visitas em sua mente, mas sabia que é preciso contar com profissionais capacitados para traduzir e imprimir sua ideia com fidelidade.

Por isso, não se prenda apenas em um cartão de visitas belo e muito chamativo, sem contar com esse pequeno detalhe: a escolha da gráfica. Isso porque os designers que irão criar seu layout e fonte precisam de bagagem suficiente para orientá-lo quanto à viabilidade do seu projeto.

Eles podem, inclusive, sugerir cores porque captam seu objetivo e sabem a importância de transmitir uma mensagem pertinente. Dessa forma, a experiência de quem realmente entende em cartão de visitas deve ser questionada na hora de escolher a melhor gráfica digital.

Lembre-se que geralmente, são impressos centenas ou milhares de uma vez, e você não quer desperdiçar esse investimento, não é mesmo?

O que Colocar no Cartão de Visita? 

Para finalizar o esboço de seu cartão de visita, é preciso pensar em quais dados serão incluídos. Você deve utilizar a frente e o verso para maior aproveitamento do espaço, sendo que de um lado segue logomarca e nome, por exemplo, e contatos na parte de trás.

Mas atenção: o uso dos dois lados serve para distribuir as informações adequadamente, o que não significa que você precisa incluir sua vida inteira em seu cartão de visitas! Somente algumas informações importantes já bastam, como:

    • Nome;
    • Logomarca;
    • Cargo;
    • Telefone;
    • E-mail;
    • Website;
    • E endereço.

Portanto, não precisa inserir quatro números de telefones diferentes. Informe um celular  e o whatsapp, por exemplo, que já são suficientes.

Além dessas informações, é válido incluir um slogan, uma frase de efeito acerca do profissional ou da empresa. Isso chama a atenção da pessoa que recebe o seu cartão, tipo: “Marcos Oliveira – Responsável por layouts incríveis!”

Deixe a criatividade fluir e elabore uma frase de impacto a seu respeito.

Qual o Papel para Cartão de Visita?

Se engana quem pensa que o cartão de visita é feito apenas no papel. Hoje, além do tradicional “papel cartão”, vários outros materiais servem como base para imprimir a arte que você escolheu.

Entre eles, são exemplos o PVC, o plástico transparente, o papel modelo soft touch e o papel especial com textura.

Tipos de Cartão de Visita 

Existe uma infinidade de modelos disponíveis para você escolher, além de vários tipos de corte e acabamento. Conheça alguns que são bastante procurados:

    • Cartão de Visita com Brilho – aplicação de verniz em sua totalidade;
    • Cartão de Visita Brilho Localizado – o verniz é aplicado apenas em um foco;
    • Cartão de Visita Padrão – o melhor custo-benefício para quem precisa imprimir grande quantidade;
    • Cartão de visita Fosco – sua impressão e laminação é fosca, sua principal diferenciação;
    • Cartão de Visita Hot Stamping – a lâmina é impressa com pontos metálicos, atribuindo maior luxo ao cartão.

Onde Fazer Cartões de Visita em BH?

Neste artigo, você conferiu todas as informações que precisava sobre cartões de visita, e agora está preparado para confeccionar um cartão de visitas impactante que vai ficar na mente do seu cliente!

Mas antes de fechar acordo com o primeiro site que ver na internet, pesquisa acerca dos profissionais que atuam na gráfica. Acontece que muitos elementos podem interferir no sucesso do seu cartão de visita, como as cores, tipo de fonte e qualidade dos serviços gráficos.

Portanto, é melhor poder contar com uma equipe experiente e qualificada que te ajuda, inclusive, na criação de logomarcas, que tal?

Entre em contato agora mesmo com a Gráfica Kairós, somos especialistas em imprimir sonhos!

Kairós Comunicação e Gráfica Digital

Clique e conheça nossos serviços além do cartão de visita personalizado!

Ou ligue:

31 4103-7429

31 99235-5524.

Fale com a gente.
Escanear o código